Calendario 17 / Agosto / 2015 Cantidad de comentario Sem comentários

Uma dos maiores desafios dos escritores é entender como pensa e o que busca seu público leitor. Há quem diga que escrever livros para crianças é muito mais fácil que para adultos, mas isso é um engano. As crianças possuem uma maneira particular de perceber as histórias que varia de acordo com a faixa etária e a habilidade leitora. É importante que os escritores de histórias infantis compreendam a lógica do pensamento dos pequenos e saibam utilizar o recursos indicados para cada idade.

No outono de 2014 a editora Scholastic, em conjunto com YouGov, realizou uma pesquisa para explorar atitudes e comportamentos familiares em torno à leitura de livros por diversão. Apresentamos abaixo as principais conclusões desta pesquisa, com base em uma amostra nacionalmente representativa de 2.558 pais e crianças, incluindo 506 pais de crianças com idades entre 0-5; 1.026 pais de crianças com idades entre 6-17; mais uma criança de 6-7 anos de idade de cada núcleo familiar.

.
Hábitos de leitura das crianças - Bubok BrasilA situação atual: Hábitos de leitura das crianças

• Metade de todas as crianças com idades entre 6-17 (51%) estão lendo atualmente um livro para se divertir e uma em cada cinco (20%) acaba de terminar um.

• Ambos os pais de crianças com idades entre 6-17 (71%) e as crianças (54%) classificam uma boa competência leitora como a habilidade mais importante que uma criança deve ter. No entanto, enquanto 86% dos pais dizem que a leitura de livros por diversão é extremamente ou muito importante, apenas 46% das crianças dizem o mesmo.

• Três quartos dos pais com crianças com idades entre 6-17 (75%) concorda que “Gostaria que meu filho lesse mais livros por diversão”, e 71% concordam que “Gostaria que meu filho iria fazer mais coisas que não envolvem tempo de tela. ”

 

Tema destacado: Como criar um leitor frequente

• Leitores frequentes, definidos como crianças que leem livros por diversão 5-7 dias por semana, diferem substancialmente em uma série de aspectos dos leitores pouco frequentes que leem livros para se divertir menos de um dia por semana. Por exemplo, 97% dos leitores frequentes de idades 6-17 dizem que estão lendo atualmente um livro para se divertir ou que acabam de terminar um, enquanto que 75% dos leitores pouco frequentes dizem que não leem um livro para se divertir há algum um tempo.

• Crianças de 6-11 anos que são leitores frequentes leem uma média de 43,4 livros por ano, ao passo que os leitores pouco frequentes nessa faixa etária leem apenas 21,1 livros por ano. Uma diferença ainda mais profunda ocorre entre crianças com idades entre 12-17, com os leitores frequentes o índice de leitura é de 39,6 livros por ano enquanto leitores infrequentes leem apenas 4,7 livros por ano.

• Existem vários indicadores de que crianças com idades entre 6-17 serão leitores frequentes. Três atitudes entre os indicadores mais importantes são:
– Ser mais propenso a avaliar a si mesmo como alguém que “gosta muito de ler”
– Uma forte crença de que a leitura para se divertir é importante e
– Ter pais que são leitores frequentes.

• Outros fatores que predizem que crianças com idades entre 6-11 serão leitores frequentes incluem a leitura em voz alta desde cedo e frequentemente, características específicas que as crianças querem nos livros e passar menos tempo online usando um computador.

• Outros fatores que predizem que crianças com idades entre 12-17 serão leitores frequentes incluem a leitura de um livro escolhido de forma independente na escola, experiências de eReading, uma biblioteca grande em casa, ter conhecimento do próprio nível de leitura e ter pais envolvidos em seus hábitos de leitura.

 

Hábitos de leitura das crianças - Bubok BrasilLeitura em Voz Alta em casa

• Mais da metade das crianças com idades entre 0-5 anos (54%) tem histórias lidas para elas em voz alta em casa 5-7 dias por semana. Este dado cai para apenas uma em cada três crianças com idades entre 6-8 anos (34%) e para uma em cada seis crianças com idades entre 9-11 anos (17%). Quatro em cada 10 crianças com idades entre 6-11 cujos pais leram livros em voz alta para elas em casa (40%) dizem que desejavam que eles tivessem continuado a ler em voz alta para elas.

• Quando se trata de leituras em voz alta em casa, mais de oito em cada 10 crianças (83%) em todas as faixas etárias, dizem que amam/amaram ou gostam/gostaram muito e que a razão principal é que foi um momento especial com pais.

Tema destacado: Ler para as crianças desde o nascimento

• Quase três quartos dos pais com crianças com idades entre 0-5 anos (73%) dizem que começaram a ler em voz alta para seu filho antes de um ano de idade, mas apenas 30% dizem que começaram antes dos três meses.

• Seis em cada 10 pais com crianças com idades entre 0-5 anos (60%) receberam conselhos de que se deve ler em voz alta para as crianças desde o nascimento; no entanto, pouco menos de metade dos pais nas famílias de renda mais baixa (47%) receberam este conselho vs. 74% nos domicílios de renda mais alta.

Veja os dados completos: http://www.scholastic.com/readingreport/reading-aloud.htm

 

Hábitos de leitura das crianças - Bubok BrasilLeitura na Escola

• Um terço das crianças com idades entre 6-17 anos (33%) dizem que tem um tempo determinado durante o dia na classe da escola para ler um livro escolhido de forma independente, mas apenas 17% fazem isso todos ou quase todos os dias.

• Metade das crianças com idades entre 6-17 anos que leem de forma independente na escola (52%) dizem que é uma de suas partes favoritas do dia ou que deseja que acontecesse mais vezes.

• O papel que desempenha a escola na leitura de livros por diversão é maior entre as crianças de lares de baixa renda. Sessenta e um por cento (61%) das crianças com idades entre 6-17 anos provenientes de casas de mais baixa renda dizem que leem por diversão principalmente na escola ou de forma igual na escola e em casa, enquanto 32% das crianças com idades entre 6-17 anos dos lares de renda mais alta dizem o mesmo.

Veja os dados completos em: http://www.scholastic.com/readingreport/reading-in-school.htm

 

O que as crianças buscam nos livros

• Noventa e um por cento das crianças com idades entre 6-17 anos dizem “meus livros favoritos são os que eu escolhi por minha conta”.

• A maioria das crianças com idades entre 6-17 anos (70%) dizem que querem livros que “me façam rir.” As crianças também querem livros que “Deixe-me usar a minha imaginação” (54%), “contem uma história inventada” (48%), “tenham personagens que me façam desejar ser igual, porque eles são inteligentes, fortes ou corajosos” (43%), “ensinem-me algo novo” (43%) e “tenham um mistério ou um problema para resolver” (41%).

Tema destacado: Livros impressos no mundo digital

• Embora a porcentagem de crianças que leram um livro eletrônico tenha aumentado em todas as faixas etárias desde 2010 (25% vs. 61%), a maior parte das crianças que leram um livro eletrônico diz que a maioria dos livros que leem são impressos (77%).

• Quase dois terços das crianças (65%) concordam que eles sempre vão querer ler livros impressos mesmo que existam ebooks disponíveis.

Veja os dados completos em: http://www.scholastic.com/readingreport/what-kids-want.htm

 

Infográfico sobre hábitos de leitura das crianças

 


 

Visite a Livraria Infantil da Bubok Brasil e escolha um presente especial para seu pequeno leitor.

É escritor de histórias infantis? Envie seu manuscrito para assessoreditorial@bubok.com.br e nós lhe ajudaremos a tornar seu projeto realidade!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad