Calendario 10 / Maio / 2016 Cantidad de comentario 1 Comentario

como-escribir-el-final-de-una-novela-300x188De certeza que já lhe aconteceu que inicia o processo de escrita com muitas expetativas, cria umas excelentes personagens pelos quais você está apaixonado e a única coisa que quer é contar as suas histórias. Escreve cem, duzentas, trezentas páginas, durante meses de trabalho nos quais apenas lhe interessa dar continuidade à sua história. No entanto, sabe que em algum momento deve parar… só que não sabe quando. Vamos explicar-lhe como escrever o final de um romance para evitar esse problema ao qual se enfrentam muitos novos autores.

Há três razões pelas quais você pode ter problemas no momento de pôr um ponto final à sua obra:

Não tem a certeza onde se dirige seu personagem

Deu-lhe vida, criou sua personalidade, seus sonhos, sua forma de ser… Acompanhou-os em seu caminho durante muito tempo, mas talvez precise ouvi-los para determinar qual é realmente a sua direção. Não é suficiente descrevê-los para mostrá-los ao leitor. Defina suas motivações porque, em grande medida, são estas que dirigem a trama, que ajudam a personagem a fazer escolhas, tomar decisões e executar ações.

Solução:

Realize uma ficha para cada personagem principal. Dedique-se, sobretudo, a pensar quais são suas motivações a partir das cenas iniciais na sua história. Defini-las ajudará você a desenhar as cenas seguintes e também, a que estas sejam coerentes com a personalidade que idealizou.

Quer contar tudo

Você gosta tanto da sua historia que não quer deixar solto nenhum pormenor. Quer que o leitor conheça todos os fatos em profundidade e mais importante: quer deixar tudo por escrito para deleitar-se, porque desfruta ao desenvolver este mundo fictício. Tudo isso está muito bem, mas no momento de publicar uma história, a extensão do livro é um fator determinante… Por outro lado, imagina como seria um mundo no qual nenhuma história desse asas à imaginação por ser demasiado concreta?

Solução:

Reflita sobre o que realmente quer contar. Se tem muitas historias, dedique um romance ou conto a cada uma. Menos é mais. Se se concentrar numa ideia, vai ter mais impacto e será mais atraente aos leitores. É preferível dedicar-se a uma ou duas personagens e traçar uma história simples e bem estruturada do que elaborar um tratado infinito sobre o seu mundo imaginário. Imagine que esta faria o papel de enciclopédia de onde retiraria as suas historias e ponha-o em prática. Se realmente quer aprender como escrever o final de um romance é importante que trabalhe este aspeto.

Falta trabalho de estrutura

Talvez você tenha uma ligeira ideia do que quer das suas personagens, no entanto precisa de sentar-se e organizar tudo. A história tem muitos elementos que organizar: cenas, lugares, acontecimentos… Se não dedicou tempo a refletir sobre o esqueleto de sua história e começou a trabalhar directamente nela, é possível que em algum momento salte o esquema estabelecido e, portanto, seja difícil pôr um ponto final. É, basicamente, andar com rodeios.

Solução:

Consulte o nosso post sobre como fazer um esboço de um romance. Vai perceber que dedicar algum esforço à planificação de seu livro pode evitar muitos desgostos. Pode ser que no princípio lhe custe cingir-se a essa planificação, ou que se sinta aprisionado, mas com a prática vai descobrir que planificar não implica deter o processo criativo.

Esperamos que com estes conselhos tenha aprendido como escrever o final de um romance. Teve alguma vez este problema? Porque acha que lhe aconteceu isso? Pode deixar-nos sua experiência nos comentários?

Saudações da equipa da Bubok.

Um comentário para “Como escrever o final de um romance”
  1. Equipe Bubok Brasil
    Elizabete Rodrigues Sales

    Gostei muito dos posts que li.
    Parabéns, pois auxiliam muito os iniciantes e até escritores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad