Calendario 23 / Fevereiro / 2016 Cantidad de comentario 2 Comentarios

Publicar um livro é o sonho de qualquer autor. Se você está lendo este post provavelmente tem uma história que contar e seu objetivo é publicar.
Na Bubok lhe proporcionamos as ferramentas que necessita para editar um livro; publicá-lo e fazê-lo chegar a seus leitores. Guiamos e aconselhamos você durante todo o processo para que possa atingir seu objectivo. De certeza que tem muitas perguntas, por isso preparamos uma guia definitiva para escrever e publicar um livro, repassando todos os processos, desde a criação até à promoção de sua obra, em 7 passos. Começamos?

Passo #1 publicar um livro: Escrever um livro

Escrever-um-livro

Comecemos pelo início: você deve partir de uma ideia. Escrever um livro pode precisar de muito tempo de dedicação e, sobretudo de muito esforço. Formar-se como escritor requer prática e dedicação. Para escrever um livro é necessário:

  • Aprender a ser constante com a escrita. É fundamental fomentar o hábito, dado que será impossível progredir se não pratica.
  • Ler muito. Deve escolher seus referentes, tomar exemplo de outros escritores e prestar atenção a seu estilo. Aprenda o que outros fizeram antes e ouça seus conselhos.
  • Praticar técnicas de escrita. Em nosso blog você encontrará guias que lhe ajudarão a melhorar suas habilidades como escritor, trabalhando diálogos, personagens e muito mais.
  • Ler guias de escrita. Em este post você vai encontrar livros de consulta que lhe podem ser úteis quando quiser tirar dúvidas e melhorar como autor.

 

É provável que estagne em algum momento do caminho, no entanto tire partido de sua criatividade e aprenda a vencer o bloqueio de escrita. Pense sempre na satisfação que lhe dará chegar a sua meta: escrever um livro.
Pode ser que lhe surjam dúvidas durante o processo:

  • Como devo estruturar meu livro?
  • É melhor planificar a escrita ou improvisar?
  • Estou a fazê-lo bem?

 

Aconselhamos você a refletir bem antes de se sentar escrevendo. É útil elaborar uma lista pormenorizada (esquema de seu livro) para que conserve a coerência em qualquer momento.

Organizar-se e dedicar tempo à planificação é outro dos segredos para escrever um livro.

Passo #2 publicar um livro: Registe seu livro

Registe-o-seu-livro

Depois de escrever um livro é provável que se pergunte: e se alguém me plagiar?
Você dedicou meses ou anos de trabalho a seu projeto e necessita ver garantidos que  seus direitos de autor estão protegidos. Por essa razão, antes de o publicar por sua conta, apresentá-lo a concursos ou propô-lo a uma editora, o mais aconselhável é registar seu livro em um Registo de Propriedade Intelectual.
Lembre-se que os direitos de seu livro continuam a ser seus mesmo que não os registe. No entanto, dirigir-se ao Registo lhe dá mais proteção e, sobretudo, uma prova final de sua autoria.
Quando você publica seu livro na Bubok mantém todos os direitos. Além de que lhe damos a opção de o inscrever na Creative Commons. Esta plataforma lhe dá a oportunidade de gerir seus direitos de autor e decidir sobre questões como a distribuição e os usos que se podem dar à sua obra.
Existe também a opção de dirigir-se ao Registo da sua zona.
Consulte as dúvidas mais frequentes sobre o registo na propriedade intelectual e proteja seu livro.

Passo #3 publicar um livro: Edição independente ou edição tradicional?

Opções-de-publicação

Se você já terminou de escrever seu livro e está decidido a publicá-lo deve ter em conta todas as opções ao seu alcance.
A edição tradicional é uma dessas opções. Implica deixar nas mãos de uma editora os direitos de exploração e distribuição de sua obra para que seja promovida em diferentes mercados. Este sistema tem algumas vantagens, como por exemplo, não necessitar investir na edição. A editora financia e se ocupa de comercializar o livro. No entanto, por vezes as editoriais não se esforçam o suficiente para promover a obra, o que acaba por se repercutir negativamente em suas vendas. O autor deve dedicar-se igualmente à difusão e apesar disso só obtém uma remuneração entre 8 e 10% sobre o preço do livro.
Tudo isto pode ser um pouco frustrante, até ao ponto em que alguns autores que começaram a autopublicar-se, depois de ser contratados por editoriais, decidiram voltar a publicar de forma independente.
Na Bubok animamos os autores a levar as rédeas de seu projecto editorial. Publicar de forma independente implica controlar todos os processos, ser o dono dos direitos de sua obra e receber uma percentagem muito mais alta. Controle sua obra, decida e obtenha 80% do lucro. Recomendamos a leitura desse artigo sobre as vantagens da edição independente.
Naturalmente, autopublicar-se não significa prescindir de um editor. Ter apoio profissional pode ajudá-lo a tirar melhor partido de sua obra.
O critério de um especialista é fundamental para que o resultado tenha a qualidade adequada, porque muitas vezes trabalhar sozinho pode não dar os resultados esperados. Editar de forma independente significa também respeitar seus leitores e oferecer-lhes conteúdos e formatos de qualidade.

Passo #4 publicar um livro: O processo de edição. Conselhos para editar sua obra

O-processo-de-ediçãoNo momento da publicação não basta ter o texto completa da obra. Este texto deve converter-se num livro. O processo de edição pressupõe partir do seu manuscrito e transformá-lo numa obra cuidada e profissional: um livro pronto para ser vendido. Há uma serie de questões nas quais deve pensar quando edite a sua obra:

Edito o meu livro em papel ou em digital?

Reflita em seu público objectivo. Não se trata apenas dos seus gostos e preferências, mas sim de colocar o livro ao alcance dos seus potenciais leitores. Em Bubok, lhe assessoramos sobre a opção que melhor se adapte ao seu livro. Pode ter em conta ambos os formatos para obter máxima visibilidade.

Necessito corrigir o meu livro?

A edição começa pelo trabalho no conteúdo. No mínimo peça a alguém de confiança que revise o seu manuscrito. Cometer erros é inevitável e há um momento em que é muito difícil detectá-los. Uma correcção profissional é sempre a melhor garantia para ter a certeza de que o seu manuscrito está adaptado às normas ortográficas e gramaticais vigentes.

Como desenhar uma capa?

Este é um ponto chave durante o processo de edição. A capa é a carta de apresentação do seu livro, a primeira coisa que os leitores vêm, e diz muito sobre o seu profissionalismo.
Os livros com capas adequadas ao conteúdo, corretamente editadas, são mais valorizados pelos leitores. Vale a pena investir numa capa profissional.

Como paginar meu livro?

A maqueta refere-se ao interior do seu livro. Novamente, pense em seu público objetivo quando escolher o tipo de letra, o tamanho do livro, as margens; diferentes tipos de leitores têm distintas necessidades de leitura. Aqui damos-lhe uns conselhos para escolher a tipografia do seu livro e proporcionamos-lhe uns modelos em Word para paginá-lo.
Se está decidido a obter um resultado profissional consulte o nosso serviço de paginação. No caso de que seu livro tenha necessidades especiais, como ilustrações, ou uma proposta que nos queira fazer, contacte-nos e definiremos um plano de edição à sua medida.

Passo #5 publicar um libro: Identificar o meu livro. ISBN e Depósito Legal

ISBN-e-Depósito-LegalAlgumas das dúvidas mais frequentes que surgem no momento de publicar um livro dizem respeito ao ISBN e ao Depósito Legal. É possível que você já se tenha feito estas perguntas:

  • Necessito um ISBN para vender meu livro?
  • É obrigatório ISBN?
  • O que é o Depósito Legal?
  • Devo levar minha obra ao Depósito Legal se a publico?

 

Se trata de dois conceitos diferentes que lhe explicamos a seguir.
A função do ISBN é reunir todas as características de seu livro em um número que permite identificá-lo. Graças a esse número, que passará a formar parte de uma base de dados, livreiros e leitores podem localizá-lo. O ISBN não é obrigatório para publicar seu livro, no entanto com ele seu livro pode entrar no circuito comercial e tornar-se facilmente identificável. Um ISBN Bubok permite-lhe comercializar o seu livro em centenas de plataformas digitais e incluí-lo no sistema de livrarias. Leia outras perguntas frequentes sobre o ISBN e consulte a página da Agência Brasileira do ISBN.

Por outro lado, o Depósito Legal, tem como função zelar pela conservação das obras publicadas num determinado país. Para o efeito, se deposita uma determinada quantidade de exemplares na Biblioteca Nacional. Em Bubok realizamos esta gestão dentro dos nossos packs editoriais. Leia mais sobre o Depósito Legal aqui.

Passo #6 publicar um libro: Os canais de distribuição. Como distribuo meu livro?

Distribua-o-seu-livroO seu livro está editado e agora o mundo inteiro deve conhecê-lo.
Uma das partes cruciais no momento de publicar seu livro é a distribuição. Felizmente a internet nos oferece muitas possibilidades para difundir conteúdos em qualquer parte do mundo. É importante conhecer as opções de distribuição existentes no mundo da edição independente para evitar enganos e deceções. Fundamentalmente, a distribuição de seu livro vai depender dos formatos que escolher no momento da publicação.
Em Bubok pode distribuir seu livro tanto em formato papel como formato digital. No caso do papel, seu livro pode-se imprimir sob demanda na Espanha, México, Colômbia, Argentina, Portugal e Brasil. Isto tem várias vantagens: não necessita investir na impressão de seu livro e sempre estará disponível. Quando um leitor o quiser, se produz um exemplar para ele, que será enviado a sua casa.
Se você prefere criar um pequeno stock, também é possível: nós nos encarregamos de armazená-lo e geri-lo. Isso permite reduzir os custos de impressão e vender o livro a um preço mais acessível. Contacte-nos para mais informação. Além do mais, se seu livro cumpre todos os requisitos de nosso programa de livrarias, pode ser pedido por qualquer uma das nossas livrarias físicas associadas. Basta que o leitor se dirija à sua livraria mais próxima e solicite o livro; nós o enviamos.
O formato digital é uma excelente opção. Possibilita a distribuição do livro no mundo inteiro sem custos de impressão, a um preço mais econômico. Pode vender seu livro na web da Bubok e em centenas de plataformas digitais como Amazon, Google Play, iTunes… Bubok oferece-lhe a possibilidade de as centralizar todas em um único painel e aceder a mais de 700.
Procure também canais alternativos de distribuição: qualquer sítio é bom para vender seu livro se os seus leitores estão perto. Vá mais além da distribuição tradicional e procure saídas originais para que seu livro seja visível e esteja ao alcance de qualquer pessoa, como exposições, bares, livrarias especializadas.

Passo #7 publicar um livro: Promova seu livro. Conselhos de marketing editorial

Promova-o-seu-livroNão serve de nada tudo o que leu anteriormente se não dedica tempo e esforço a promover seu livro. Se opta pela edição independente será o gestor de seu projecto editorial e portanto o marketing será uma das suas tarefas. Recomendamos que você comece a refletir sobre a sua estratégia de promoção desde os primeiros passos, inclusivamente antes da publicação.
Edite seu livro pensando sempre em seus leitores. Isso ajuda a:

  • Desenhá-lo à sua medida;
  • Situá-lo nos canais de venda que utilizem com mais frequência;
  • Selecionar estratégias promocionais que se adeqúem a suas preferências.

 

Conhecer o leitor é portanto um aspeto fundamental para promover um livro. O leitor é o ponto de partida do marketing editorial. No blog de Bubok poderá encontrar estratégias de promoção, erros frequentes e ideias para que seu livro seja um êxito. Reveja os seguintes artigos:

 

Esperamos que esta guia lhe tenha sido útil para escrever e publicar um livro. Lembre-se que você pode levar a cabo seu projeto com nosso apoio e trabalhar cada um dos passos anteriores da mão dos nossos editores. Entre em contacto conosco e fale-nos sobre sua ideia. Começamos?

2 comentários para “Como publicar um livro – Guia em 7 passos”
  1. Equipe Bubok Brasil
    Flávio Jayme

    Faltou dizer que você, como autor, vai ser ignorado por todas as editoras brasileiras. Ou vai receber lindíssimos emails com “não estamos recebendo livros para análise no momento” escrito de forma bonita. Experiência própria.

    • Equipe Bubok Brasil
      Equipe Bubok Brasil

      Esse não é o caso na Bubok, Flávio. 🙂
      Pode-nos enviar o seu projecto sem nenhum problema. Receberá um lindíssmo mail explicando como editar connosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad