Calendario 12 / Agosto / 2015 Cantidad de comentario 1 Comentario

Quando publicar seu livro, você deve ter em mente que, independente de quão atraente é a sua capa e quão potente é a sua história, a escolha do tipo de letra poderá fortalecer ou enfraquecer o conteúdo. Neste post explicaremos como escolher a fonte ideal para seu livro.

Antes de começar, é preciso deixar claro que a escolha de uma fonte para a capa de um livro é orientada por umas regras particulares e será comentada mais adiante, em um artigo à parte.

A escolha da fonte correta tem como objetivo criar um fluxo de leitura consistente e visualmente satisfatório que funcione de forma invisível para o leitor.

O problema é, existem milhares de tipografias no mundo e muitas outras são criadas todos os dias. Como saber qual delas é a melhor para seu livro? Felizmente, existem algumas regras básicas no mundo do design para escolher fontes.

 

A fonte ideal. Regras básicas de tipografia para autores independentes.

Primeiro, você deve saber que todas as fontes podem ser divididos em duas grandes categorias: Com serifa (Serif) e Sem serifa (Sans serif). A palavra serifa faz referência às pequenas linhas de cada uma das extremidades das letras e sem serifa refere-se às fontes que não as possuem. Estes dois grupos contêm um grande número de variedades.

A fonte ideal para seu livro -  Tipografias Serif e Sans Serif

 

Regra 1. Utilize fontes com serifa para livros em papel.

Se você está escrevendo um livro e pretende publicá-lo em papel, então use fontes com serifa para o seu interior. O formato das letras com serifa é reconhecido mais facilmente pelos olhos. É um pequeno detalhe que pode ter um impacto enorme quando se trata de experiência do leitor, pois afecta a legibilidade. Então, qualquer coisa para ajudar os leitores em ler o seu livro é sempre preferível.

 

Regra 2. Trabalhe apenas com fontes profissionais.

Existem muitas tipografias com serifa aí fora, mas você deve trabalhar apenas com as profissionais – aquelas que possuem uma “família” completa, com versões das letras em todas as combinações necessárias: itálico, negrito, itálico e negrito, etc.

A fonte ideal para seu livro - familia de fontes

 

Regra 3. Letras especiais, acentos e outros símbolos gráficos.

Comprove que a fonte escolhida possui todos os acentos e símbolos gráficos do idioma do seu livro. Quando uma fonte não possui um símbolo ou letra determinado ela o substitui por outro, de forma aleatória, podendo causar erros graves no texto.

 

Regra 4. Não utilize mais de 3 fontes.

Como regra geral, você não deve usar mais de três fontes em um livro, e se você fizer isso, certifique-se que está usando fontes de uma mesma família. Escolha uma fonte para o texto em um livro, uma para os títulos dos capítulos e uma terceira se forem necessárias legendas para as imagens.

 

Regra 5. Tamanho da fonte.

A maioria dos livros são impressas com um tamanho de fonte 10 ou 11, mas, dependendo da fonte seleccionada pode ser necessário usar tamanhos maiores ou menores. Não tenha medo de adicionar ponto médio para o tamanho da fonte. É importante lembrar que o tamanho mais comum para os leitores mais jovens fonte, entre 5 e 10 anos de idade é de 12 a 14 pontos.

 

Regra 6. Onde encontrar fontes de qualidade.

Criar tipografias de qualidade é um trabalho difícil, demorado e que requer muita dedicação, o que faz com que o preço de uma família tipográfica seja um investimento muito caro para um autor independente principiante. Ao contrário do que muitos pensam, as fontes dos computadores pessoais só podem ser utilizadas pelos usuários para fins não comerciais, o que impede seu uso para a publicação e venda de livros.

Mas não se desespere, a Internet está cheia de fontes grátis. Muitas delas são de má qualidade e por isso é importante saber quais são as páginas web confiáveis. Recomendamos aos nosso autores o Google Fonts e o FontSquirrel.  As duas páginas permitem que você pesquise entre milhares de fontes e aplique uma série de filtros dos quais serifa, idioma e tamanho da família são os mais úteis.

 

Fontes com serifa indicadas para livros em papel:

A fonte ideal para seu livro
Por hoje é só! Esperamos que este artigo tenha sido útil e em breve trataremos de Como escolher a fonte ideal para sua capa. Se você precisar de uma mão com a publicação de seu livro, lembre-se que colocamos à sua disposição nossos serviços editoriais e packs de publicação.

Se ainda não se registou na Bubok, inscreva-se para ficar a par de todas as nossas dicas e notícias.

 

Um comentário para “Como escolher a fonte ideal para seu livro”
  1. Como publicar um livro - Guia em 7 passos

    […] tamanho do livro, as margens; diferentes tipos de leitores têm distintas necessidades de leitura. Aqui damos-lhe uns conselhos para escolher a tipografia do seu livro e proporcionamos-lhe uns modelos em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad