Calendario 05 / Agosto / 2015 Cantidad de comentario Sem comentários

O editor de textos Word é a alternativa mais simples se você não pode pagar uma diagramação profissional. Hoje ensinaremos como criar um livro com Word através de algumas dicas simples para que você possa publicar e distribuir sua obra. Estes são os aspectos mais importantes que você deve considerar:

 

Como ajustar o tamanho do documento

Na Bubok trabalhamos com um total de sete tamanhos diferentes para livros de papel. Você pode vê-los todos aqui e escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Quando houver tomado sua decisão, crie um novo documento no seu editor de texto e defina o tamanho da página selecionada. Você terá que ir a Layout> Tamanho.

 

Seleccione o tamanho do seu documento no Word

 

Como definir as margens do livro

Defina as margens do documento para que elas tenham pelo menos 2 cm com relação à borda da página, facilitando assim a leitura e evitando que seu texto seja danificado na hora de imprimir e cortar o livro. Você pode fazer essas configurações em Layout> Margens.

Tenha uma atenção especial com a margem interna (que está junto à lombada do livro). Se você observar qualquer livro verá que o texto está um pouco deslocado para a esquerda nas páginas pares (lado esquerdo) e à direita nas ímpares. Isto significa que a margem interna deve ser maior que as outras, de modo que o texto não fique muito próximo da dobra central e o leitor não tenha que forçar o livro quando estiver aberto. Você pode pedir ao seu editor de texto que utilize margens simétricas e ele se encarregará de colocá-las alternando entre um lado de outro, dependendo se a página for par ou ímpar (Margens> Posição da margem interna> simétrica).

 

Configure as margens do seu livro no word

 

Como estruturar sua obra
Recomendamos estruturar seu livro de acordo com a seguinte ordem:

-Página 1 e 2: Devem ficar totalmente em branco.
– Página 3: Folha de rosto. Contém o título do livro, o nome do autor e o logotipo da editora.
– Página 4: Reservada para os créditos ao autor, ilustrador, tradutor… Se você possuir um ISBN, deve incluí-lo aqui também.
– Página 5: Se desejar coloque aqui sua dedicatória.
– Página 6: Deixe em branco se você usou a página anterior para a dedicação.
– Página 7: Índice.
– Página 8: Em branco.
– Página 9: Início do texto, com o prefácio, a introdução ou o próprio conteúdo.

 

Como exportar um Word a PDF

Para publicar sua obra na Bubok você precisará converter o documento do Word para PDF. Existem duas maneiras diferentes de fazer isso. A primeira é guardar o documento como um arquivo PDF no próprio editor de texto (Arquivo> Salvar como> PDF). A segunda é instalar uma impressora virtual de PDF. Trata-se de um programa que gera uma nova impressora no seu computador. Quando você selecionar “imprimir” através dela, será criado um arquivo no formato PDF do seu documento e você poderá salvá-lo onde quiser. Veja aqui uma lista de impressoras virtuais disponíveis em português para download grátis.

No momento de gerar o PDF na sua impressora virtual, você poderá configurar as opções de modo que suas fontes sejam incorporadas no arquivo e as imagens sejam importadas com boa resolução. Em “propriedades”, defina a impressão como de alta qualidade. Busque as configurações de fonte e selecione (Fontes> incluído). Verifique se o tamanho de impressão do documento corresponde ao que definimos no início. Ajustadas essas configurações, seu PDF está pronto para ser gerado e enviado para Bubok.

 

Selecção da impressora virtual no Word

 

Se ainda possui alguma dúvida sobre como criar um livro com Word, você pode fazer o download gratuito do nosso Guia Prático para publicar um livro. Lembre-se que se preferir deixar a tarefa de editar o livro em nossas mãos, colocamos à sua disposição nossos packs e serviços de publicação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

He leído y acepto las políticas de privacidad