Procurar na Bubok
Para diagramar seu livro você pode utilizar editores de texto mais simples como o Word ou outros programas mais profissionais como é o caso do InDesign.
 
Independente do programa que você usar para criar o layout da sua obra, há aspectos fundamentais que deve respeitar para que o livro tenha uma estrutura correta, permitindo a impressão conforme a idealizou.
 
Interior do livro
 
- O arquivo do seu livro deve incluir apenas as páginas relativas ao miolo. O upload da capa é feito de forma isolada.
 
- A plataforma da Bubok aceita o upload do seu livro nos seguintes formatos: PDF, EPUB ou MOBI. A Bubok aceita estes formatos para que o conteúdo não perca a configuração que escolheu, como a diagramação, tipografias, saltos de página, etc. 
 
*Veja aqui como converter o seu livro para o formato PDF a partir do Microsoft Word 2007 e Microsoft Word 2010. Se preferir, também pode utilizar a ferramenta de conversão online Small PDF
 
- É essencial que o arquivo que você envie para a Bubok tenha as mesmas medidas do tamanho no qual você quer imprimi-lo, caso contrário ele poderá ser redimensionado gerando resultados inesperados. Verifique os tamanhos disponíveis.
 
- As margens devem ser simétricas, já que a margem interior que corresponde à lombada deve ser maior que as margens exteriores da página. Aconselhamos as seguintes medidas:
 
2 cm para a margem superior e inferior
3 cm para a margem interior - correspondente à lombada
2 cm para a margem exterior - margem direita nas páginas impares e margem esquerda nas páginas pares
 
-  O número de página deve ser colocado ao centro em toda as páginas ou de forma simétrica - à direita nas páginas ímpares e à esquerda nas páginas pares.
 
- A caixa de texto deve estar justificada de ambos os lados - vai dar um aspecto cuidado e profissional ao livro.
 
- Cuide a estrutura do seu livro. Se tiver dúvidas sobre como devem ser as primeiras páginas, onde incluir a página de créditos ou onde exatamente começa o conteúdo, você encontrará todas as respostas aqui.
 
Imagens
 
- Todas as imagens utilizadas no interior do livro devem ter uma resolução de 300ppp para que sejam impressas com qualidade. 
 
*Para saber a resolução de uma imagem, clique no ícone com o botão direito, selecione propiedades e depois entre na aba detalhes. Ali encontrará a informação sobre a resolução.
 
Capa
 
- O editor de capa da Bubok permite subir arquivos em formato JPG, GIF ou PNG. Para permitir uma impressão com qualidade, o arquivo deve ter uma resolução de 300 ppp.
 
- Ao desenhar a capa, tenha em conta que esta se vai cortar pelo 2º cm. Por isso, coloque as imagens ou cor de fundo da capa a partir do 1º cm, as linhas de corte no 2º cm e, para que nenhuma imagem ou texto principais fiquem em risco de corte, coloque-os apenas a partir do 3º cm. O objetivo é salvaguardar os textos e as imagens principais, afastando-os da linha de corte em 1 cm. Veja o exemplo abaixo:
 
Ajuda da Bubok
 
Tipografias
 
- Evite tipografias complicadas ou muito pequenas que dificultam a leitura. Em nosso blog oferecemos dicas valiosas sobre tipografia que lhe ajudarão a melhorar a legibilidade do seu livro e torná-lo mais atraente.
 
- Não se esqueça de incorporar as fontes ao seu documento PDF ou uma fonte genérica será utilizada para substituí-las e o documento pode ficar desconfigurado. Esta ação deve ser feita no momento de salvar seu arquivo Word como PDF.
 
 
Se preferir, pode utilizar os nossos modelos em Word como base para o trabalho de diagramação. Os modelos estão disponíveis em todos os formatos de publicação. 
 
Se quiser garantir que o seu livro tem uma paginação 100% profissional, contrate o nosso serviço de diagramação ou entre em contato conosco